Paranaíba - MS, 11 de setembro de 2025 - 00:57

É importante que BC dos EUA continue independente, diz dirigente em meio a ataques de Trump

Na última semana, rumores de que Powell poderia ser demitido mexeram com os mercados

A vice-presidente para supervisão do Federal Reserve (Fed), Michelle Bowman, reforçou nesta terça-feira a importância da independência do banco central americano em relação à condução da política monetária.

“É muito importante que mantenhamos nossa independência em relação à política monetária”, disse Bowman em entrevista à CNBC nesta manhã.

“Mas também temos, como parte dessa independência, uma obrigação de transparência e de prestação de contas. Além disso, temos, na minha visão, a obrigação de ouvir uma ampla variedade de vozes para entender como outras pessoas estão enxergando a economia e como isso deve influenciar nossas decisões na formulação da política monetária.”

As declarações foram feitas em um momento em que o presidente americano, Donald Trump, tem elevado o tom das ameaças ao presidente da autarquia, Jerome Powell, o que culminou em rumores de que ele poderia ser demitido na semana passada. Trump tem feito sucessivas críticas a Powell e à condução da política monetária nos Estados Unidos neste ano, argumentando que os juros deveriam estar mais baixos.

Este conteúdo foi publicado originalmente no Valor PRO, serviço de informações em tempo real do Valor Econômico.

Por Luana Reis, Valor — São Paulo