Inspirado no tema “Comer e votar, é só começar”, o evento reforça a importância da comida a quilo como símbolo da culinária brasileira.

O concurso nacional ‘O Quilo é Nosso’ chegou a sua segunda fase, onde o júri técnico estadual avalia os três pratos melhor pontuados: Cordeiro Braseado do Maracutaia, Rabada do Bom Almoço e Costela Assada na Brasa do Seu Gastão. Essa fase acontece do dia 1º a 10 de outubro.
Para João Francisco Denardi, presidente da Abrasel no MS, o concurso valoriza a gastronomia local. “Essa é mais uma oportunidade de valorizarmos a nossa gastronomia, mostrando que os restaurantes podem disputar de igual para igual em nível nacional. Por ser a primeira vez que nosso Estado participa, ficamos muito satisfeitos com a participação dos associados e também do público. Agora a decisão do prato que vai representar o Estado está nas mãos dos nossos jurados”, pontuou.
Na primeira fase, os participantes foram avaliados pelo voto popular e júri técnico, sendo que a nota final foi composta por 60% do júri técnico e 40% do voto popular. Na segunda fase, o júri técnico irá avaliar os pratos levando em conta sabor, apresentação e originalidade, além disso, nesta edição, o concurso conta com um novo critério: receitas que utilizarem um ou mais ingredientes de forma integral, aproveitando-os sem gerar desperdício, receberão ponto extra.
Após a escolha do júri técnico, o finalista de Mato Grosso do Sul participa da grande final nacional, onde, durante o evento Mesa ao Vivo – São Paulo, os vencedores estaduais se enfrentam, diante de um novo júri técnico. Essa fase acontece nos dias 29 e 30 de outubro.
O júri técnico é composto pelo chef Leo Corradini, que é professor de Gastronomia do Senac MS, consultor de bares e restaurantes e vencedor prêmio dólmã 2021 e pela coordenadora de atendimento territorial do Sebrae, Andrea Barrera, ela é especialista em negócios de Alimentação Fora do Lar, 16 anos de experiência no Sebrae em atendimento e relacionamento com o cliente, atuando em projetos que promovem experiências de consumo e fortalecem a oferta gastronômica no estado.

Inspirado no tema “Comer e votar, é só começar”, o evento reforça a importância da comida a quilo como símbolo da culinária brasileira e parte do dia a dia de milhares de brasileiros que buscam nesses estabelecimentos a praticidade e a variedade dos pratos. Com pratos autorais que destacam ingredientes e técnicas regionais, a edição de 2025 conta com a participação de mais de 150 estabelecimentos participantes, espalhados por 16 estados.
O concurso gastronômico ‘O Quilo é Nosso’ tem patrocínio da Pluxee, que é uma empresa de benefícios que oferece cartões de alimentação e refeição. E, a Pluxee está entre os benefícios exclusivos do pacote @souabrasel.
O @souabrasel oferece taxas diferenciadas cartões, vale-refeição, entre outros, além de descontos em cursos e eventos, acesso a lounge e eventos da associação, e parcerias com fornecedores de serviços e produtos, visando reduzir custos e qualificar o negócio.
Serviços
Realização: Abrasel
Patrocínio: Coca-Cola Brasil, Pluxee, Rational e Caixa
Apoio: Glasart e Nogueira Brinquedos
Parceria: Mundo Mesa
Restaurantes selecionados em MS: Maracutaia, Bom Almoço e Seu Gastão
2ª fase (júri técnico estadual): 1º a 10 de outubro
Final nacional: 29 e 30 de outubro
Mais informações: oquiloenosso.com.br
Fonte: Bureau de Planejamento Assessoria de Comunicação





